O mundo esteve em Curitiba

June 9, 2016

FUNDO_ALTA

Mais de 70 países dos cinco continentes participaram da 22ª Conferência Mundial de Promoção e Educação na Saúde da UIPES

Os cinco continentes se reuniram em Curitiba durante a 22ª Conferência Mundial de Promoção e Educação na Saúde da UIPES. Representantes de mais de 70 países participaram do evento, que aconteceu na capital entre os dias 22 e 26 de maio. Foram horas de debates, plenárias, conferências e workshops que apresentaram ações, projetos e propostas direcionados à promoção da equidade em saúde educação, mobilidade, justiça e inclusão social. No total quase 2.400 pessoas circularam pelas salas do ExpoUnimed.

A diversidade cultural foi marcante na Conferência devido à origem dos participantes, que vieram de países do continente africano, metrópoles asiáticas, nações europeias e das Américas até da distante Oceania. Lugares pobres, desiguais, ricos, desenvolvidos, em crise, com epidemias e desastres naturais, conflitos internos, com pesquisas e tecnologia avançadas que, juntos, vieram pensar as soluções e avanços para melhorar a vida da população.

A variedade de idiomas também foi destaque no encontro. Apesar de o inglês e a língua portuguesa predominarem, eram comuns as conversas em outras línguas como, por exemplo, os dialetos da África e da Ásia, bem como o polonês, francês e o russo.

Simone Tetu Moysés, coordenadora da Conferência, afirmou que a intenção era essa. Mostrar a diversidade de ações de equidade que estão sendo pensadas e implantadas sobre saúde e educação para garantir a democracia e os direitos humanos em todos os países ao redor do mundo.

No final do evento foi divulgada a Declaração de Curitiba, representando a voz dos investigadores, profissionais, membros de movimentos sociais e políticos que participaram da Conferência. O documento, composto por 18 itens, articula recomendações para melhorar a vida das pessoas e reduzir a desigualdade, tornando o mundo mais sustentável.

Além do Brasil, a Conferência contou com participantes da Argentina, Austrália, Bélgica, Benin, Botwana, Zâmbia, Uruguai, Estados Unidos, Tailândia, Suécia, Suíça, Espanha, África do Sul, Singapura, Serra Leoa, Senegal, Escócia, Porto Rico, Portugal, Polônia, Filipinas, Peru, Paraguai, Noruega, Nigéria, Nicarágua, Nova Zelândia, Países Baixos, Marrocos, México, Malta, Malásia, Líbano, República da Coreia, Japão, Itália, Israel, República Islâmica do Iran, Indonésia, Índia, Hong Kong, Guiana, Guiné, Gana, Alemanha, França, Finlândia, Equador, Dinamarca, Cuba, Costa Rica, República Democrática do Congo, Colômbia, China, Chile, Cabo Verde, Áustria, Canadá e Burkina Faso.